Stan Uris

Stan Uris

Stan_Uris-nefsto-terror-02Stanley Uris (Stan Uris) era membro do The Losers ‘Club no romance de Stephen King. Ele auxilia os outros perdedores na luta contra A Coisa em 1958, mas não retorna a Derry em 1985 para ajudá-los pela segunda vez.

1958

Quando criança, ele era amigo de Bill Denbrough, Ben Hanscom, Richie Tozier, Eddie Kaspbrak, Mike Hanlon e Beverly Marsh. Ele se juntou ao Losers ‘Club ao mesmo tempo que Richie, se juntando ao grupo de Bill, Eddie e Ben, enquanto eles estavam construindo a barragem nos Barrens.

Stan era um dos únicos judeus na escola, algo que resultou em um severo tormento de Henry Bowers e dos outros valentões. Não só os valentões repreendem Stan sobre sua religião, mas Richie constantemente brinca e se diverte também. Stan era uma criança muito metódica e madura, particularmente em manter-se sempre limpa e (no filme de 2017) sofre de TOC. Ele também é o mais cético e temeroso deles, não sendo capaz de aceitar os acontecimentos ao seu redor e se sentindo aterrorizado ao acreditar que é real.

O passatempo favorito de Stan é a observação de aves. Ele muitas vezes pode ser visto com seu livro de pássaros (algo que mais tarde é usado para lutar contra A Coisa).

Vida familiar

No romance, a família de Stan é judaica, mas eles não seguem a prática de forma muito estrita (Stan nem sabia o que significava ser kosher). No entanto, no filme de 2017, seu pai é um rabino. Ele parece ter um relacionamento íntimo com seus pais, embora pareçam pressioná-lo muito. Bill e Eddie afirmam que é típico que os judeus “tenham grandes narizes e muito dinheiro“, mas que Stanteve um nariz normal e nunca pareceu ter dinheiro suficiente“.

Encontro com A Coisa

Stan está relutante em contar aos outros sobre seu encontro com A Coisa. Mas acaba se decidindo por contar quando está ajudando Beverly a lavar os trapos manchados de sangue de seu próprio encontro com A Coisa na lavanderia. Como Richie, ele acreditava que seu encontro tinha sido um sonho.

A aparição da Coisa para Stan acontece um dia em que ele está no parque observando pássaros na cisterna da cidade. Quando ele olhou para a cisterna, ele disse que ele parecia estar flutuando. Ele então ouviu a porta da cisterna abrir e, curioso, decidiu se aventurar e dar uma olhada. Quando ele subiu as escadas para o topo da cisterna, ele ouviu passos e então viu sombras acima dele. A porta atrás dele fechou-se. Uma voz começou a chamá-lo, dizendo que eles eram “os mortos”. Alcançando seu livro de pássaros, ele começou a falar todos os nomes de pássaros que ele conseguiu lembrar, o que resultou na abertura da porta, finalmente permitindo que ele voltasse para o parque. No entanto, quando ele se virou para olhar para tras, viu o corpo de uma pessoa morta, acenando para que ele voltasse.

O juramento de sangue

Enquanto estava nos esgotos, Stan era o mais desconfortável e aterrorizado. Ele disse que ele poderia, de fato, lidar com o medo que ele estava experimentando. O que ele não podia lidar era estar sujo e não saber onde ele estava.

Depois que as crianças derrotam A Coisa pela primeira vez e escapam dos esgotos, Bill pega uma garrafa de Coca-Cola que estava no chão, quebra com uma pedra, e usa um pedaço de vidro para cortar as palmas de todos os perdedores. Stan faz uma piada sobre cortar os pulsos em vez de sua palma (um prenúncio de seu suicídio quando adulto). Bill considerou tentar detê-lo, pois não tinha certeza se Stan estava brincando ou não. Depois que todas as palmas dos perdedores foram cortadas, elas se dão as mãos em círculo e fazem um pacto de que, se alguma vez A Coisa voltasse, todos retornariam a Derry para lutar mais uma vez e vencê-lo de uma vez por todas.

1985

Quando adulto, Stan está em um casamento feliz com Patricia Blum. Stan tem um trabalho extremamente bem sucedido como contador em Atlanta, Geórgia. Patricia e Stan estavam tentando ter filhos há muito tempo, mas sem sucesso. Eles foram para muitos médicos para verificar se eles tinham problemas ou doenças, mas mostrou que ambos estavam perfeitamente saudáveis. No entanto, embora não conhecessem a causa, Patricia e Stan sabiam que a razão pela qual eles não podiam conceber uma criança não era culpa de Patricia, mas sim algo em Stan que impedia que isso acontecesse.

Morte

Quando Mike chama Stan para dizer-lhe que A Coisa tinha retornado a Derry e que todos teriam que voltar para lutar, Stan não pode compreender isso no início. Suas lembranças retornam quase imediatamente e o deixam tão apavorado quanto quando era criança. Após o telefonema, ele diz a sua esposa que ele vai tomar um banho e se tranca no banheiro.

Stan_Uris-nefsto-terror-04Patricia rapidamente percebe que algo está muito errado e começa a entrar em pânico, especialmente depois que Stan não abre a porta do banheiro ou responde sua chamada. Finalmente, ela pega uma chave sobressalente, destranca a porta e encontra Stan na banheira com ambos os braços cortados verticalmente, do pulso até o cotovelo. Ela também vê que ele escreveu a palavra “IT” na parede do banheiro em seu próprio sangue. Ele não retorna a Derry para ajudar os perdedores a lutar.

Informações Biográficas

Nascimento: 1947
Morte: 1985 (39 anos)
Tambem conhecido como:
Stan (pelos amigos),
Stan, o cara (por Bill Denbrough e Richie Tozier)
Stanny (por  Beverly Marsh)
Stanley Boy (por Pennywise)
Informações familiares:
Donald Uris (pai)
Andrea Uris (mãe)
Patricia “Patty” Blum (esposa)
Herbert Blum (sogro)
Ruth Blum (sogra)
Ocupação: Contador
Interpretado por:
Ben Heller (criança, 1990)
Richard Masur (adulto, 1990)
Wyatt Oleff (criança, 2017)