Bill Denbrough

Bill Denbrough

bill-denbrough-nefasto-terror-01William “Bill” Denbrough, ou simplesmente Bill Denbrough, é o líder do Loser’s Club e um dos principais personagens da história. Ele também é filho de Zack e Sharon Denbrough, bem como o irmão mais velho do falecido George Denbrough.
No filme de 1990 IT, Bill é interpretado por Jonathan Brandis como criança e Richard Thomas como adulto. Na re-adaptação de 2017, Bill é interpretado por Jaeden Lieberher

1957-1958

Perfil do personagem

Junto com Ben Hanscom, Richie Tozier, Beverly Marsh, Mike Hanlon, Eddie Kaspbrak e Stan Uris, Bill era membro do Loser’s Club. Muitas vezes apelidado de “Bill Gago” (devido à sua constante tendência de gaguejar) por seus associados, ele se destacou entre os sete adeptos como o membro mais otimista e valente. Como resultado, Bill geralmente é visto como o líder incontestável do clube. Ele finalmente compartilha os mesmos desejos de seus camaradas em derrotar a antiga entidade demoníaca, A Coisa (a morte de seu irmão impulsiona ainda mais sua motivação).

Georgie
No final do outono de 1957, Bill havia desenvolvido um resfriado severo, impedindo-o de frequentar a escola. Enquanto estava em casa, ele construiu um barco de papel para o irmão mais novo George para brincar com o exterior. Bill adverte que ele fique cauteloso com o clima instável. Seria a última vez que os dois se veriam novamente novamente.

Pouco tempo depois, George foi morto pela Coisa (sob a forma de Pennywise o palhaço).

Criando a Barragem
Ao construir uma barragem nos Barrens, Bill e Edward “Eddie” Kaspbrak são confrontados com o valentão da escola Henry Bowers e dois de seus amigos, Victor Criss e Belch Huggins, que estão em busca de Ben Hanscom.

Bill e Eddie dizem-lhes que não o viram, e, acreditando que estão mentindo, Henry empurra Eddie para o chão, quebrando o nariz quando Henry derruba sua barragem (no filme, Henry empurra Eddie para o chão, mas desencadeia um ataque de asma em vez de resultar em um nariz quebrado).

Bill fala para eles pararem e Henry, Belch e Vic saem, perdendo o interesse em encontrar Ben.

Depois que seu remédio de asma quebrar, Eddie pede Bill para ir à farmacia do Sr. Keene para obter um nova.

Enquanto esperava que Bill voltasse, ele se encontra e faz amizade com Ben, que estava se escondendo de Henry nos Barrens e testemunhou que Henry derrubou a barragem.

Ben e Eddie decidem consertar a barragem.

Durante o conserto, Ben e Eddie conversam sobre seus pais falecidos, um para a Guerra da Coréia e outro para o câncer.

Quando Bill retorna, Eddie o apresenta a Ben.

Os três amigos finalmente consertam a barragem.

A casa na Rua Neibolt
Sentindo-se culpado pela morte de seu irmão, Bill, armado com uma arma de seu pai, vai até uma das casas mais distantes da rua Neibolt (onde Eddie encontrou A Coisa sob a forma de um leproso sem-teto na varanda da casa) perseguindo o assassino de seu irmão.

O amigo de Bill, Richie, o acompanha até a casa, embora muito contrariado.

Ao vasculharem a casa deserta, os dois são emboscados e atacados pela Coisa, com Bill o vendo como Pennywise o palhaço e Richie como um lobisomem.

A criatura persegue os meninos pela Rua Neibolt. Os dois conseguem escapar com a bicicleta de Bill, a Silver.

O Ritual de Chud
No final do verão de 1958, Bill liderou os perdedores nos esgotos de Derry, onde pretendiam confrontar e, finalmente, derrotar a criatura aterrorizante que assassinou seu irmão mais novo no ano anterior. No fundo da cidade, eles finalmente encontraram a fortaleza da besta infernal.

Na tentativa decisiva de destruir A Coisa, Bill faz um “Ritual de Chud” (ritual tribal que supostamente repele espíritos “impuros”). Com a ajuda da “Tartaruga” (um ser sobrenatural semelhante a um guardião que surgiu do mesmo universo em que A Coisa veio), ele finalmente conseguiu, derrotando o demônio paranormal (embora tenha provado ser apenas uma breve conquista pois o terror antigo resurge vinte e sete anos depois).

Após o suposto desaparecimento da Coisa, os perdedores começaram a perder a sensação de conectividade um com o outro. Para garantir que seu vínculo permaneça intacto, Beverly se envolve em relações sexuais pré-adolescentes com Bill e o resto do grupo. Ao sair dos esgotos, Bill propõe fazer um juramento de sangue com os outros, onde prometerão se unir novamente se alguma vez retornasse.

1985 – Voltando para Derry
Em 29 de maio de 1985, Bill recebeu um telefonema de seu antigo amigo, Mike Hanlon (que foi o único perdedor a ficar para trás em Derry), dizendo-lhe que os assassinatos de crianças estão acontecendo de novo. Mike pede que ele volte para Derry, como ele teme que ainda possa estar vivo. Ao saber de seu retorno, Bill fica tão assustado e preocupado que ele começa a gaguejar incontrolavelmente, sua reação na infância ao estresse e ao trauma. Depois de uma breve disputa com sua esposa, Audra, Bill finalmente partiu para Derry para encará-lo mais uma vez, como ele tinha há vinte e sete anos.

Audra
Sem que Bill saiba, a preocupada Audra decide ir até Derry na tentativa de entender o que estava acontecendo. Enquanto se hospedava em um dos motéis locais da cidade, A Coisa usa Tom Rogan (o então marido de Beverly Marsh) para capturá-la e usá-la como isca para atrair Bill e o resto de seus companheiros para seu esconderijo.

Ao ver a verdadeira forma da Coisa, Tom instantaneamente morre em choque enquanto Audra sucumbe em um estado catatônico.

Usando o Ritual de Chud novamente (juntamente com Richie desta vez), Bill finalmente derrota A Coisa e resgata Audra.

Ela sobrevive (sendo a única pessoa a sobreviver ao limbo mortal), mas permanece em seu estado catatônico.

Bill ajuda Audra a sair de sua catatonia fazendo-a andar em sua bicicleta de infância, Silver.

Lentamente ela sai de sua catatonia e segura Bill, finalmente superando seu medo.

Eles se beijam no meio de uma parada de trânsito em alívio de sua volta à realidade.

 

Informações biográficas
Nascimento: 1947
Idade: 14
Também conhecido como:
Bill Gago (pelas outras crianças da escola e Henry Bowers),
Billy Boy (por Pennywise),
Big Bill (por Richie Tozier),
Billy Denbrough (por Mr. Keene)

Informações familiares:
Zack Denbrough (pai)
Sharon Denbrough (Mãe)
George Denbrough (irmão)
Audra Phillips (esposa)
Beverly Marsh (futura namorada)

Ocupação:
Autor

Interpretado por:
Jonathan Brandis (criança – 1990)
Richard Thomas (adulto – 1990)
Jaeden Lieberher (2017)