The Conjuring 2 (no Brasil, Invocação do Mal 2) é um filme do gênero terror dirigido por James Wan. O filme foi escrito por Carey Hayes, Chad Hayes, James Wan, e David Leslie Johnson. É a sequência do filme The Conjuring (no Brasil Invocação do mal), que foi lançado em 19 de julho de 2013. Patrick Wilson e Vera Farmiga reprisam seus papéis de Ed e Lorraine Warren como instigadores paranormais. Os Warrens viajam para o Reino Unido para ajudar a família Hodgson, que estão passando pela atividade poltergeist em suas casa em Enfield em 1977. O caso ficou conhecido como Poltergeist de Enfield. No Brasil, se tornou a maior estreia de um filme de terror de todos os tempos.
O filme começa com os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren documentando uma casa em Amityville, em 1976, para determinar se uma presença demoníaca foi realmente responsável por Ronald DeFeo Jr. assassinar sua família em 13 de novembro de 1974.
Durante uma sessão espírita, Lorraine é desenhada em uma visão em que ela revive os assassinatos e descobre uma figura de freira demoníaca, antes de ver Ed sendo fatalmente empalado. Depois de uma luta, Ed é capaz de quebrá-la para fora da visão.
Um ano mais tarde, em 1977, a família Hodgson começa a descobrir ocorrências estranhas dentro de sua casa em Enfield, norte de Londres. Janet, a segunda mais velha de quatro filhos, é vista com sonambulismo e conversando em seus sonhos com uma entidade que insiste que a casa é dela.
Eventualmente, todos os irmãos da casa e sua mãe Peggy testemunham eventos paranormais que ocorrem bem diante de seus olhos, forçando-os a procurar refúgio com os seus vizinhos. Em uma entrevista com os Hodgsons, Janet é possuída pelo espírito de Bill Wilkins, um homem mais velho que já viveu e morreu em casa, e que quer reivindicar seu território.
Como Janet começa a mostrar mais sinais de possessão demoníaca, a história eventualmente atinge os Warren, que são convidados a ajudar a Igreja local na investigação. Lorraine, com medo de sua visão da morte de Ed se tornar realidade, avisa para não se envolver muito no caso, e relutantemente concorda em viajar para Londres.
Enquanto permanecem na residência Hodgson, Ed e Lorraine consultam outros investigadores paranormais, incluindo Maurice Grosse e Anita Gregory, sobre a legitimidade do caso. Eles também tentam se comunicar com o espírito de Wilkins, na esperança de convencê-lo a parar de molestar a família.
Uma noite, depois de testemunhar Janet sendo possuída, Gregory apresenta evidências de vídeo de Janet propositadamente destruindo a cozinha como se fosse uma brincadeira. Ed e Lorraine são então convencidos a deixar a família por conta própria, mas logo descobrem que o espírito de Wilkins é apenas um peão, sendo manipulado para assombrar Janet, enquanto o verdadeiro mandante é o espírito demoníaco que tem assombrado Lorraine em suas visões.
Ed e Lorraine voltam para a residência Hodgson, e encontram Janet sendo possuída mais uma vez e o resto dos Hodgsons bloqueado fora da casa. Um raio atinge uma árvore perto da casa, deixando uma ponta irregular assemelhando-se ao objeto que havia empalado Ed na visão de Lorraine.
Ed fica preso dentro da casa sozinho, e encontra Janet de pé perto da janela, pronto para saltar sobre a árvore e cometer suicídio. Ele consegue segurar Janet a tempo, mas perde o equilibrio e acaba pendurado na cortina prestes a arrebentar. Lorraine lembra que ela escreveu o nome do demônio – Valak – em sua Bíblia durante a sua visão em sua casa, quando perguntou seu nome em Amityville. Ela entra na casa e confronta Valak, chamando o demônio pelo nome e condenando-o de volta para o inferno. Janet é libertada de sua possessão, e Lorraine puxa ela e Ed de volta.
Invocação do Mal 2 (The Conjuring 2, 2016) – Trailer Legendado
View Comments