A obra original foi publicada em 1888 e é composta de dois volumes.
O volume I é dedicado à cosmogénese, e é basicamente composto sobre estudos relativos à evolução do universo, enquanto o volume II é dedicado à antropogênese, a origem e evolução da humanidade.
Os dois volumes apresentam um resumo das ideias da Teosofia, movimento que Blavatsky ajudou a fundar. Um terceiro volume foi publicado pela Sociedade Teosófica após o falecimento de Blavatsky. Ele é composto de uma coletânea de vários artigos de Blavatsky.
Escrito há mais de um século, esta obra continua actual. No entender da autora, a teosofia é a sabedoria divina, eterna, que, periodicamente é reapresentada aos homens, adaptada à época e às condições espaciais. Por isso mesmo, esta obra é matéria bruta, erupção vulcânica que queima e destrói sem piedade os mitos.
Há, nas suas páginas, uma visão nova da História, da origem do homem e do universo, da pluralidade dos mundos e dos estados de consciência, das novas formas de energia. A obra toda foi dividida em seis volumes para tornar possível a um maior número de leitores o acesso à sabedoria do seu conteúdo que tem por objectivo demonstrar que a Natureza não é uma aglomeração fortuita de átomos; assinar ao homem o lugar que por direito lhe compete no Universo e evitar que sejam desvirtuadas as verdades arcaicas que constituem a base de todas as religiões.
O ano vai ser cheio de lançamentos de filmes de terror, já que muitos precisaram…
10 curiosidades sobre Zé do Caixão - Décima curiosidade Curiosidade #10 Mojica é casado com…
10 curiosidades sobre Zé do Caixão - Nona curiosidade Curiosidade #9 Zé do Caixão já…
10 curiosidades sobre Zé do Caixão - Oitava curiosidade Curiosidade #8 No começo dos anos…
10 curiosidades sobre Zé do Caixão - Sétima curiosidade Curiosidade #7 No filme “Esta Noite…
10 curiosidades sobre Zé do Caixão - Sexta curiosidade Curiosidade #6 Nos testes para seus…