Eddie Kaspbrak

Edward “Eddie” Kaspbrak

Eddie-Kaspbrak-nefasto-terror-01Eddie Kaspbrak é um dos membros do The Losers ‘Club, que aparece no romance de Stephen King, It, e suas subseqüentes adaptações de filmes. Juntamente com os outros Perdedores, ele luta com contra A Coisa em 1958 e 1985.

1958

Eddie é o primeiro membro (além de Bill) do que mais tarde se tornaria o Losers Club. Seus melhores amigos são Bill Denbrough e Richie Tozier, mas ele também é muito amigo de Beverly Marsh, Mike Hanlon, Ben Hanscom, Stan Uris. Eddie tem uma adoração intensa por Bill e o vê como uma figura paterna ou fraterna. Eddie também tem um relacionamento íntimo com Richie, e muitas vezes o provoca carinhosamente.

Quando criança, Eddie era considerado um indivíduo frágil, hipocondríaco, com medo do mundo e evitando a maioria das situações com medo de ficar doente ou ferido. No entanto, ele prova mais tarde que ele é um dos mais fortes dos perdedores quando ele é capaz de enfrentar sua mãe dominante e até mesmo salvar os perdedores no esgoto.

Vida familiar

Seu pai morreu de câncer em 1951, quando Eddie tinha cinco anos. Como resultado, a mãe de Eddie, Sonia, é extremamente superprotetora.

Ela não permite que ele faça coisas que as outras crianças fazem, e sempre garante que ele esteja seguro e bem protegido. Ela também convence Eddie de que ele tem muitas doenças, incluindo asma grave, e Eddie sofre constantemente de ataques de asma e precisa levar um aspirador com ele o tempo todo.

Sonia costuma usar a desculpa da susceptibilidade de Eddie às doenças como uma forma de manipulá-lo e impedir que ele a deixe. Toda vez que Eddie tenta se rebelar contra ela (especialmente quando sai com os Perdedores), ela chora e tenta fazê-lo sentir como se ele fosse um filho ruim.

Sonia constantemente reprime os sentimentos e emoções de Eddie, resultando não apenas em medo do mundo que o rodeia, panico por doença, e também dúvidas sobre sua sexualidade. Estes medos manifestam-se na forma de um leproso, que aparece varias vezes ao longo do romance.

Início do Clube dos Perdedores

Antes que o Clube dos Perdedores se formasse, Eddie já era amigo de Bill. No dia em que Ben foi atacado por Henry Bowers e os outros valentões, Eddie e Bill estavam tentando construir uma barragem nos Barrens. Depois que Ben escapa dos valentões, eles perguntam para Bill e Eddie se eles tinham visto para onde Ben tinha fugido. Quando eles respondem que não tinham, Henry bateu no nariz de Eddie, fazendo com que sangrasse profusamente e desencadeia um ataque de asma. No entanto, o aspirador de Eddie estava vazio e Bill fica preocupado. BillBen e pede-lhe para vigiar Eddie para que ele vá até a farmácia para obter sua medicação. Depois que Bill volta e a respiração de Eddie é normalizada, Ben explica como eles poderiam construir uma barragem melhor. Todos se tornam amigos, e este grupo de três é o precursor do Losers ‘Club antes que os outros membros se juntem.

Encontro com A Coisa

Um dia, Eddie vai assistir os trens passarem e ouvir os cantores da Igreja nas proximidades. No entanto, neste dia, ele passa pela casa na Rua Neibolt 29, e sente como se não pudesse afastar-se dela. A casa é inacreditavelmente velha e tem evidências de que muitos mendigos e prostitutas a usaram como abrigo enquanto passavam por Derry. Eddie se sente atraído pela casa e começa a aproximar-se, quando, de repente, o que parece ser um vagabundo sobe na varanda da casa. Eddie acredita que o mendigo tinha lepra (mas depois é corrigido por Richie e Bill, que lhe dizem que ele tinha sífilis), pois sua pele está gravemente doente e o nariz parece ter caído. O leproso começa a perseguir Eddie, gritando que ele iria destruir Eddie por um centavo ou até mesmo de graça. Eddie quase não consegue escapar quando o leproso começa a correr atrás da bicicleta de Eddie. Eddie conta a Richie e Bill sobre o que viu, e depois Richie e Bill decidem revisitar a casa para ver se conseguem encontrá-lo.

O leproso representa os medos de Eddie de duas maneiras: o medo da doença e o medo de sua própria sexualidade. Ao ver o leproso, Eddie imaginou que, se o tivesse tocado, ele pegaria instantaneamente todas as doenças que tinha e apodrecia de dentro para fora. Este contém todas as doenças e infecções que Eddie poderia pensar. Além disso, o leproso que oferece a Eddie um boquete o deixa muito confuso sobre sua sexualidade.

1985

Como um adulto, Eddie possui uma empresa de limusine extremamente bem-sucedida e trabalha de motorista de muitas celebridades em Nova York. Ele ficou muito rico por isso. Ele é casado com uma mulher chamada Myra que é uma reminiscência de sua mãe em todos os sentidos: ela é incrivelmente acima do peso, tem um rosto semelhante a sua mãe e é extremamente protetora. Myra, assim como a mãe de Eddie, constantemente se preocupa com a saúde de Eddie. Eddie acha que Myra é uma mulher simpática e atenciosa, mas ele não a ama. Ele também não pretendia se casar com ela, mas encontrou conforto e sensação de segurança a que ele tinha com sua mãe.

Depois que Mike Hanlon chama Eddie para contar que A Coisa tinha retornado, ele, junto com os outros perdedores, voltou a Derry para lutar e matar A Coisa de uma vez por todas.

Morte

Nos esgotos, lutando pela última vez, A Coisa (se manifestando como uma aranha gigante) arranca o braço de Eddie, fazendo com que ele sangre e morra. Suas últimas palavras foram para Richie, que estava sofrendo muito com a morte de Eddie. Richie chama Eddie  de “Eds”, e Eddie toca a bochecha de Richie para limpar uma lágrima e dizer-lhe, pela última vez, para não chamá-lo de “Eds”. Richie insiste que eles carregam o corpo de Eddie para fora dos esgotos, mas os outros lhe dizem que devem deixá-lo. Relutantemente, Richie concorda, beijando a bochecha de Eddie antes de continuar pelos esgotos.
Informações Biográficas:
Nascimento: 1946
Morte: 1985 (39 anos)

Também conhecido como:
Wheezy (por Pennywise),
Maricas (por Henry Bowers e Pennywise)
Eds (por Richie Tozier)
Cabeça de espagueti (por Richie Tozier)
Eddie espagueti (por Richie Tozier)

Informações familiares:
Frank Kaspbrak (pai)
Sonia Kaspbrak (mãe)
Myra Kaspbrak (esposa)

Ocupação:
Motorista de limusine de celebridades

Intepretado por:
Adam Faraizl (Criança, 1990)
Dennis Christopher (Adulto, 1990)
Jack Dylan Grazer (Criança, 2017)